Language: de en it pl pt-br ro

Bem-vindo ao Manual do Sistema Operacional siduction

siduction é um jogo de palavras entre sid e sedução. sid é o codinome do ramo instável do Debian. A segunda palavra é a sedução, o que significa trazer debian instável para o usuários

siduction é um sistema operatório baseado no kernel do Linux e no GNU project, com aplicações/programas do Debian unstable/sid que segue de muito perto os valores essenciais do contrato social do Debian.

Você não precisa aguardar novos lançamentos para ter sempre a versão mais atual de qualquer que seja o pacote, incluindo kernels. Uma vez instalados o siduction e todas as suas aplicações favoritas, tudo que você precisa fazer é um dist-upgrade, que é uma atualização do sistema que inclui todos os softwares provenientes do Debian, acrescidos dos pacotes especiais do siduction.

Isto significa que é desnecessário reinstalar o siduction.org as novas versões que saem a cada 6 meses mais ou menos. Afinal, com atualizações diárias, semanais ou mensais, seu sistema terá sempre as versões mais recentes.

Vale dizer que, tendo em vista que o siduction usa o ramo instável do Debian e devido à própria natureza do 'Sid', você precisa estar preparado para usar o Terminal.

Com o 'jeito do siduction', você estará sempre em dia e terá o melhor que o siduction e o Debian 'sid' juntos têm a oferecer.

Como usar este manual

O Manual do Sistema Operacional siduction é uma referência para o aprendizado inicial, mas também funciona como atualizador de seus conhecimentos do siduction, não somente do básico, pois ele aborda muitos tópicos complexos, o que vai ajudá-lo enquanto administrador do sistema.

Geral

Este manual está dividido em seções comuns; por exemplo, o assunto referente a partições pode ser encontrado em "Particionando seu HD" e tópicos sobre Internet/WIFI estão agrupados em "Internet e Rede". Há alguns tópicos não passíveis de agrupamento ou que requerem entradas individuais.

Para ajuda sobre um programa/aplicação específico (chamado de pacote) que tenha vindo instalado ou que você mesmo instalou, procure tanto o site do fórum do pacote, como também suas FAQs ('Frequently Asked Questions', ou seja, Perguntas Feitas Frequentemente), manuais online e ajuda contida nos menus do pacote.

Vários bons programas/aplicações têm um guia de ajuda via páginas de manual, isto é, man pages, no terminal. Você deve também verificar se a documentação existe em /usr/share/doc/<pacote>.

Por favor, arranje um tempinho para ler o Guia Rápido do siduction.

Como é normal em qualquer documentação nova, podem ocorrer eventuais erros de gramática, de informação ou de digitação (com estes podemos conviver; com os outros, não). Esperamos que você encontre poucos e nos perdoe.

À medida que o sistema for crescendo, mais documentação será adicionada. Estamos certos de que ela se tornará uma fonte de pesquisa de imenso valor para você e desejamos agradecer-lhe por fazer parte do siduction.

Impressão do manual

Imprimir partes do manual como 'retrato' não permite que textos dentro de caixas de código sejam impressos além das margens do papel (este problema não existe no Manual do website, porque lá é possível rolar o que está dentro das caixas de código).

Enquanto isso não é nenhuma dor-de-cabeça para sites em geral, acaba sendo um problema crítico para aquelas distribuições Linux onde uma simples linha de código digitada no terminal pode chegar até a 120 caracteres, o que dá uma largura maior que uma típica folha de papel A4 com 12 pt.

Portanto, ajuste sua impressão para paisagem.

Copyright

Todo o conteúdo é © 2006-2012 e lançado sob a GNU Free Documentation License. Permissão garantida para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da da GNU Free Documentation License, Version 1.2 ou qualquer outra versão publicada mais tarde pela Free Software Foundation; sem Seções Invariantes, sem Textos de Capa e sem Textos de Contra-capa.

E&OE

Atenção

Este software é experimental. Use por sua conta e risco. O projeto siduction, seus desenvolvedores e membros da equipe não podem ser considerados culpados, em nenhuma circunstância, por eventuais danos a hardware ou software, perda de dados ou quaisquer outros danos diretos e indiretos resultantes do uso deste software. Se você não concorda com estes termos e condições, você não tem permissão para usar nem distribuir este software.

Índice

Caso a barra de navegação e/ou os submenus não pareçam estar inteiramente corretos, favor certificar-se de que seu navegador está configurado para mostrar um tamanho mínimo de fonte não superior a 12, no Firefox (o ideal é 10). Usuários de netbooks talvez precisem de dar um 'Zoom Out' (Ctrl+-) uma ou duas vezes para conseguirem ver o menu principal. Outra alternativa é usar o presente Índice ou instalar o siduction-manual-reader.

Manual do siduction
Lançamentos de ISO, Espelhos e Como Queimar
Modo Live
O Terminal/Konsole
CheatCodes
Particionando seu HD
Opções de Instalação
Placas de Vídeo, Dispositivos Diversos e Drivers & xorg.conf
Gerenciadores de Janelas
LAMP no siduction
Internet e Rede
Dist-upgrade e Gerenciamento de Pacotes
Administração do Sistema
Content last revised 13/01/2012 2330 UTC